Não é meu, mas

coisas boas precisam ser espalhadas, concordam? Então vou colocar uns trechinhos de um livro para vocês refletirem:

“Declarar que o amado é ‘perfeito’ só pode ser um sinal de que não conseguimos entendê-lo.

[…] Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas uma questão de decidir que tipo de sofrimento queremos suportar, e não de presumir que encontramos uma maneira de nos esquivar das regras da vida emocional. Por definição, todos acabaremos com aquele manjado personagem de nossos pesadelos, ‘a pessoa errada’.

[…] O máximo que se pode conseguir é um casamento ‘satisfatório’. Para nos compenetrarmos dessa realidade, pode ser de grande ajuda ter alguns amantes antes de sossegar, não para ter a chance de encontrar ‘a pessoa certa’, mas para desfrutar de amplas oportunidades de descobrir por experiência própria, em muitos contextos diferentes, que essa pessoa ‘certa’ não existe; e que todo mundo, na verdade, é meio errado quando examinado bem de perto.

[…]A visão romântica do casamento enfatiza a importância de encontrar a pessoa ‘certa’, o que em geral significa alguém sntonizado com nossos interesses e valores. Todavia, não existe uma pessoa assim a longo prazo. Somos por demais variados e peculiares. Não pode haver uma convergência duradoura. O parceiro realmente mais adequado não é aquele que por um milagre compartilha o mesmo gosto, mas o que é capaz de negociar diferenças de gosto com inteligência e elegância.
Em vez de alguma ideia fantástica de complementariadade perfeita, o verdadeiro indicador da pessoa ‘certa’ é a capacidade de tolerar a dessemelhança. A compatibilidade é uma conquista do amor; não pode ser sua precondição.”

trechos de Alain de Botton – O curso do amor

Para marcação de consultas (online ou presencial em Petrópolis):
psicologapaulamonteiro@gmail.com
(21) 99742-7750

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s