Adversidades podem MESMO ser oportunidades – O Efeito Kafka

franz_kafka_1917

Um problema pode gerar novas oportunidades.

Alguns anos atrás, na University of British Columbia, a seguinte experiência foi feita: Pessoas foram divididas em dois grupos: um grupo leu uma adaptação de um conto de Franz Kafka, com todos os elementos kafkanianos, por exemplo, uma família que implorava para o dentista extrair o dente de uma criança sem dente, e um vizinho que se comportava como um cavalo, enquanto o outro grupo leu a história, mas com elementos que faziam sentido.

Depois da leitura, foram feitos testes, incluindo achar padrões em colunas de letras e testes de associação de palavras. Em ambos os testes, o primeiro grupo foi quase duas vezes melhor que o segundo. A mesma coisa aconteceu em um teste em que para um grupo mostrou-se um filme de David Lynch (que é conhecido pelo seu surrealismo) e um clipe dos Simpsons para o outro grupo.

O que isso significa?

Quando temos uma situação normal em mãos, funcionamos praticamente no piloto automático. Quando nos deparamos com uma situação aparentemente sem solução, nosso cérebro começa a trabalhar de uma maneira diferente, para achar uma solução e não vai parar de trabalhar até encontrar. Isso faz com que nosso cérebro encontre associações que provavelmente estavam bem “no nosso nariz” mas não notávamos. O Efeito Kafka mostra como uma mudança inesperada pode, de fato, aumentar a criatividade. Portanto, não é à toa que tantas pessoas que passam por uma grande dificuldade – como por exemplo uma perda de emprego  – acabam encontrando muitas vezes não apenas uma solução, mas uma idéia que é ainda melhor do que a condição que possuía previamente. E mais, a criatividade não é um talento apenas para alguns (apesar de algumas pessoas terem mais facilidade), mas é uma normalidade do cérebro humano, e não exceção. Mudanças fazem com que o cérebro ative a criatividade em todos os humanos.

Claro, PROCURAR pela solução de um problema não é um processo agradável, mas quando se acha, é uma sensação altamente satisfatória.

Imagem: wikipedia

Paula Monteiro
Psicóloga Clínica
psicologapaulamonteiro @ gmail.com
(21) 99742-7750

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s