Você tem maturidade emocional para começar um relacionamento?

Geralmente artigos sobre amor e relacionamento focam no outro. Mas você já parou para pensar se você tem o que precisa para estar num relacionamento saudável? Vou colocar aqui três pontos necessários:

Paciência na espera da recompensa: impulsividade é um sinal de que você não está pronto. O desejo de sentir prazer imediato junto com a vontade de estar em um relacionamento pode fazer com que você ache que encontrou a pessoa certa muitas e muitas vezes, causando envolvimentos em relacionamentos de curta duração, com grandes decepções. Impulsividade também aumenta a possibilidade de traição (tanto física quanto emocional).

Independência pessoal : Se você não acredita que pode viver sozinho, são altas as chances de você tomar decisões que você não deseja ou que não são saudáveis apenas para manter o seu parceiro. Quanto mais dependente de outra pessoa você for, maiores são as chances de você achar que todo parceiro com quem você envolve é a sua “alma gêmea”, adicionando uma falsa segurança para você dentro da relação.

Saber lidar e se recuperar de perdas: Se você não consegue terminar porque dói demais, você pode acabar por forçar a continuação de relacionamentos que não são saudáveis. Aprenda a lidar com as perdas e que nem todos os relacionamentos são para dar certo. Tente tirar o máximo de proveito dessa situação como uma lição para não repetir o mesmo erro no próximo relacionamento que tiver.

E você? Tem essas importantíssimas habilidades?

Paula Monteiro
Psicóloga clínica
psicólogapaulamonteiro @ gmail.com
(21) 99742-7750

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s