Está estressado? Pegue papel e caneta.

ballpoint-pen

Com o dia a dia cada vez mais corrido e uma demanda cada vez maior no trabalho, as chances de sofrermos estresse cresce. Escrever, seja sobre um evento estressante, ou seus sonhos para o futuro, pode ajudar a combater esse mal cada vez mais comum.

Aqui estão duas técnicas para aliviar o estresse, com a ajuda de papel e caneta:

Escreva sobre o que ocorreu de bom no seu dia: O nosso cérebro está programado para se lembrar das ocorrências negativas, pois são elas que temos que corrigir e/ou evitar, e com isso, acabamos esquecendo e dando menos importância para pontos positivos. Uma vez por dia, escreva três coisas boas que aconteceram com você, e explique o motivo delas serem importantes. Isso fará com que os pontos negativos fiquem mais equilibrados com os positivos, e você começará a ver o que ocorreu de bom com mais facilidade. Estudos mostraram que pessoas que começaram essa prática tiveram um aumento de satisfação geral e diminuição de sintomas de depressão.

Descarregue os pensamentos no papel: Se seus pensamentos se acumulam, virando uma bola de neve, te deixando ansioso (principalmente na hora de dormir), anote todos os seus pensamentos e planos. Escrever todos os pensamentos no papel diminui o peso do que te incomoda, pelo menos temporariamente, até você voltar nessas questões e poder resolvê-las.

Escrever atua como uma válvula de escape e ajuda a regular o humor. Tente essas técnicas e você obterá resultados satisfatórios.

Paula Monteiro
Psicóloga clínica
psicólogapaulamonteiro @ gmail.com
(21) 99742-7750

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s