Você está traindo emocionalmente o seu/sua parceiro(a)?

A traição emocional é uma dinâmica tão confusa que nem sempre estamos cientes de que está acontecendo.

O que é traição emocional afinal? A traição emocional é uma conexão emocional profunda com uma pessoa fora da relação. Essa conexão pode acontecer tanto na vida real quanto na internet, toma o tempo e o esforço que seriam investidos na relação oficial, e pode levar à uma traição sexual e ao fim do relacionamento.

A traição emocional não é a vilã da história toda. Ela é apenas um sintoma do problema real: falta de intimidade física e/ou emocional. No entanto, uma traição (tanto física quanto emocional) não são solução também para nada. Traições, não importa qual tipo, são atrativas porque é fácil estar perto de quem você não divide responsabilidades: filhos, afazeres domésticos e finanças. É fácil dividir seus pensamentos mais profundos com alguém que você não tem conflito. E é fácil ser maravilhoso e achar que a outra pessoa é maravilhosa sem morar com ela. Caso essa traição se torne um relacionamento, é provável que o comportamento se repita, porque o problema não foi enfrentado.

Alguns sinais de traição emocional:

1- Você mente/omite para o seu parceiro quando vê essa pessoa: Dar uma volta com essa pessoa ou tomar um café se passam por horas de trabalho ou acontecem em momentos em que seu parceiro está ocupado. Afinal, por que contar que saiu para tomar um cafezinho com um amigo? Mas se você for parar para pensar… Por que não contar? Por que está escondendo? Essas pequenas mentiras ‘inocentes’ se acumulam e em teoria são para evitar conflitos. Se não há nada, não há motivos para ter conflitos ou esconder.

2- Você tenta chamar a atenção dessa pessoa: Seja usando roupas mais bonitas (podendo chegar até a comprar roupas pensando nessa pessoa e não no seu parceiro), comportamento mais chamativo e atrativo… Novamente, pare e pense: por que quer chamar a atenção dessa pessoa tanto assim?

3- Você fica esperando ansiosamente a próxima vez que se encontrarão e pensa nessa pessoa o tempo inteiro.

4- Você compara o seu parceiro com esta pessoa: Essa pessoa é mais divertida, te faz se sentir melhor, você se sente mais compreendido por ela, por aí vai…

5- Você não consegue se concentrar quando essa pessoa está perto: Isso é um grande sinal de atração sexual

6- Seu tempo com essa pessoa aumenta significantemente: seja pelo facebook ou qualquer outro tipo de mídia social, na vida real, com almoços e cafés. Consequentemente, você perde tempo que poderia estar usando com o seu parceiro.

7- Essa pessoa vira seu confidente e sabe de segredos que seu parceiro não sabe: incluindo problemas no relacionamento. Se a intimidade emocional com seu parceiro é menor do que com esta pessoa, algo está errado.

8- Você parece mais vivo e suas emoções são mais fortes quando esta pessoa está presente: Toda nova atração sexual faz com que nos sentimos assim. Mas aí que está: Isso é temporário, são seus hormônios falando por você. Se você estiver em um relacionamento saudável com outra pessoa, acredite, esse sentimento vai passar com o tempo.

O que fazer quando você se vê em uma traição emocional: É importante se afastar desse envolvimento, ver o que está errado no seu relacionamento oficial e aí sim tomar uma decisão sobre qual caminho seguir. Não necessariamente a pessoa com quem você está é a certa para você, e não necessariamente quem você está tendo um caso emocional é a pessoa errada, mas ter um relacionamento honesto e saber de fato o que está acontecendo nele é essencial.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s