Motivos para não temer um divórcio

divorce
Já me deparei com pacientes que não sabem o que fazer em relação ao casamento. Muitas vezes a idéia de ficar e de largar vão e voltam como as ondas do mar.

É completamente justificável essa incerteza, porque a decisão é grande. Um casamento não é apenas uma relação à dois. Envolve diversas coisas além do amor: filhos, apartamento, duas famílias… Mas não podemos esquecer que um casamento depende de DUAS pessoas não só de uma. Isto é, as duas precisam trabalhar para fazer durar. Caso seu parceiro ou você não queiram tentar fazer funcionar, talvez esteja na hora de considerar um divórcio. Aqui estão alguns motivos para considerar (e não temer) o divórcio:

1- Você melhorará sua saúde física e mental:
Quando a dinâmica do casal fica negativa, tudo, incluindo esquecer de ir ao mercado, vira briga. Esse tipo de ambiente, que pode surgir uma briga a qualquer minuto, gera um estresse físico e emocional, que causa fadiga, falta de memória, às vezes perda ou ganho de peso, e por aí vai. O impacto de uma relação amorosa tóxica é muitas vezes subestimada. Pesquisas indicam que até estar em um relacionamento cronicamente tóxico ou abusivo pode diminuir a longevidade de uma pessoa. Sair de um relacionamento ruim é o primeiro passo para começar uma vida saudável.

2- Acredite, a dor vai passar:
Muitas pessoas continuam em uma relação por medo da perda, da dor que irá sentir. O luto da perda de um casamento é normal e importante. Foi algo que você se dedicou e perdeu, faz sentido doer. Não tenha medo do luto, se dê um tempo para processar tudo.
A fase de luto e até a de pós –luto são uma jornada de redescoberta de si próprio e de renovação de laços emocionais com outras pessoas, incluindo familiares e amigos.
Além disso, com o término de um relacionamento, aprendemos coisas que devemos e que não devemos fazer (ou aceitar) para uma união saudável e feliz. Se depois de um grande esforço para melhorar a união com seu parceiro não der em nada, ficar no relacionamento é como abandonar a chance de encontrar a felicidade. É ter medo de ficar sozinho para ter uma vida inteira com alguém, porém infeliz. Não tenha medo de ficar sozinho. Você pode encontrar outra pessoa, e, com mais experiência, terá mais chance de ter um relacionamento saudável.

3- Acabe com a ilusão e liberte-se
Muitas pessoas passam anos com a ilusão de que “as coisas irão melhorar”. Como eu mencionei antes, as coisas só poderão melhorar se passos forem dados para isso, por ambas as partes. Se ninguém está se mexendo, ou seu parceiro não está se mexendo para um relacionamento melhor, as coisas não irão melhorar, e isso virará uma sonho eterno, em que ninguém ganha. Libertar-se desse sonho eterno para procurar uma realidade melhor é uma boa idéia.

4- Não fique em um casamento infeliz por causa dos seus filhos.
Muitos pais não conseguem nem considerar um divórcio por causa de seus filhos. Muitas mães que apanham de seus parceiros muitas vezes continuam em casamentos “para manter a família unida”. Continuar em um casamento infeliz por causa de seus filhos é um ato que pensamos que é bom, mas não é na verdade. É pior para uma criança viver em um ambiente em que as pessoas são infelizes e brigam do que passar a morar em duas casas felizes. Mesmo que o casal seja o famoso “maquiagem” que ninguém vê o que ocorre, a criança eventualmente perceberá, e será devastador , principalmente depois que essa criança crescer, saber que seus pais se mantiveram infelizes por anos por sua causa, logo ela se sentirá culpada pela infelicidade de ambos, o que é justamente o contrário do propósito do casal.

Portanto, não se prenda à uma vida infeliz. Não vale a pena, por nada. Trabalhe para seu casamento melhorar (caso queira!), e se não funcionar, não tenha medo de ser feliz, divorciado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s