Cultura do estupro

Infelizmente, nossa sociedade ainda apoia a cultura do estupro. Quando um crime sexual é cometido contra uma mulher, ela se sente humilhada e estigmatizada, fazendo assim com que muitos crimes não sejam registrados. E não é por pouco que essas mulheres se calam… Já ouvi histórias de policiais julgando a vítima quando estas denunciam. Isto é, quem deveria proteger também culpa a vítima. Por falar em proteção, a família muitas vezes também não colabora.

Nós, mulheres, crescemos com a sociedade pressionando para que aceitemos a culpa quando tal tipo de crime acontece conosco. Somos avisadas desde pequenas para não andarmos em certos lugares sozinhas à noite, que certas roupas “tentam” os homens, e que caso bebamos demais, o que quer que aconteça é nossa culpa. Isto é, caso fizermos certas coisas ou agirmos de certa maneira estamos PEDINDO para algo acontecer. A culpa é da vítima, não do agressor. Pobre agressor, tentado por todas essas mulheres! E se fosse um assalto? A vítima seria o assaltante?

O feminismo é muitas vezes visto como algo radical. A idéia de uma mulher não ser um objeto não deveria ser vista como radical, e sim como senso comum. Enquanto aceitarmos essa culpa que a sociedade nos impõe e enquanto não responsabilizarmos os agressores por seus atos (e não as vítimas), nunca chegaremos ao status de seres humanos. Não estou dizendo que as meninas não devem aprender a evitar problemas, mas toda a idéia está errada, até porque a mudança (caso um dia aconteça!) será lenta. Ensinar as meninas a não ‘tentar’ homens com suas roupas ou a não andarem sozinhas à noite está errada. São os meninos que devem aprender que as mulheres não são objetos e que, não importa o que estejam vestindo e onde estiverem andando, não devem ser abusadas. Voltando ao exemplo do assalto: Não é a vítima que tem que aprender a ser cautelosa, mas sim o assaltante que deveria saber que assaltar é errado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s