Desejar, Esperar e Adiamentos

Desejar e esperar são métodos de fugir da ação para realizar o que deseja. A verdade é que essas duas atitudes não realizam coisa alguma, além de serem desculpas para não fazer nada no presente.

Muitas pessoas pensam da seguinte forma: “É só esperar que as coisas irão melhorar”. Isto é, se simplesmente esperar e não fizer nada, talvez as coisas se resolvam sozinhas. É uma ótima desculpa para adiar uma ação, mas o grande problema é que, para grande parte das coisas, uma ação é necessária, logo, ficar sentado esperando a ação se resolver pode (e provavelmente irá) resultar em absolutamente nada.

Adiar as ações é um sistema cômodo, pois queremos ou devemos fazer algo, mas ficamos com medo de não fazer direito, falhar, ou até mesmo de ser chato. Sendo assim, dizemos à nós mesmos que faremos no futuro, não admitindo que provavelmente não iremos fazer nada, e assim nos aceitamos mais facilmente. Logo, adiando, você pode evitar atividades que envolvam algum risco, como fracassar. Se tiver sorte, ainda consegue que alguém faça o que você deveria fazer.

Outra forma de sabotagem é reclamar de tudo o que tem que fazer no momento presente, acabando por não fazer nada. Não esqueça que você não é o que você diz ser, mas sim o que você faz. Um ótimo exemplo é aquele “futuro escritor”. Sempre temos um sujeito desse em nossa vida. Ele diz que está com o livro pronto na cabeça, só precisar pôr a mão na massa e escrever, mas nunca o faz. Ele é um escritor?

Além disso, a maioria dos que não fazem estão geralmente criticando. É uma boa estratégia para não agir. “Falar é mais fácil do que fazer”, famosa frase que não diz nada além da pura verdade. Falar (criticar) só custa-lhe a voz, enquanto agir requer esforço, envolve riscos e mudanças. Criticar é uma projeção de sua própria ineficiência nas pessoas que estão, de fato, se esforçando. Aliás, não estou falando de crítica construtiva, mas de um “crítico profissional”. Quando você passa todo o seu tempo criticando, deixa de se desenvolver; não realiza nada.

Se deseja ver mudanças em sua vida, pare de se queixar e comece a fazer algo a respeito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s