Preocupação

A preocupação, ao contrário da culpa (que é uma imobilização causada por atos passados), é uma imobilização causada por eventos que podem ou não acontecerem no futuro. Não confunda preocupação com planejamento do futuro. Planejar é contribuir com atos no presente para atingir uma meta no futuro, completamente diferente da preocupação.

Assim como a culpa, a preocupação é estimulada pela sociedade, sendo vista como forma de cuidado. Se preocupar com alguém é ter carinho por esta pessoa. Nossa cultura é toda voltada no sentido da preocupação e não da solução. Já percebeu o quanto os políticos se preocupam (e ganham votos com isso), mas não fazem nada em relação ao assunto? Se todos os preocupados com uma causa agissem mais, talvez o problema desaparecesse. Além disso, boa parte das preocupações dizem respeito a temas que temos pouco ou nenhum controle. Temos algum controle sobre a inflação? Temos controle sobre alguma futura guerra? E você já reparou que quando nos preocupamos com catástrofes que que podem acontecer no futuro e elas de fato acontecem, tendem a serem menores do que imaginávamos?

Assim como a culpa, a preocupação é uma forma de fugir do presente. É uma ótima justificativa para ficar parado. Evita-se a ação porque “está preocupado demais para fazer qualquer coisa”, lhe define como uma pessoa interessada e ainda traz outros ganhos secundários como, por exemplo, uma desculpa para fumar, beber ou comer compulsivamente. A preocupação também pode causar úlceras, hipertensão, dor de cabeça, entre outros problemas. Pode não parecer uma recompensa muito boa, mas pense que você assim obtém autopiedade e chama a atenção dos outros, mostrando-se preocupado ao mesmo tempo que não age.

Para começar a se tornar ativo ao ao invés de ficar se preocupando com o futuro, pense no que você está tentando evitar no presente. A atividade é o melhor remédio contra a preocupação. Não foi o suficiente? Então pense  quantas vezes sua preocupação com algo trouxe resultados, e como é que sua preocupação com o que quer que seja que está se preocupando agora vai mudar algo. Vê como ela é inútil? Comece a agir mais e se preocupar menos e obterá mais resultados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s