Ansiedade, amiga ou inimiga?

A ansiedade, biologicamente falando, antecede situações de perigo (reais ou imaginárias). O termo ansiedade vem do latim ansheim, que tem por significado “sufocar, estrangular”, isto é, quando nos sentimos ameaçados, nos sentimos também sufocados.

Como não temos controle total sobre nossas vidas, há sempre uma ameaça. Não sabemos o que pode vir a acontecer, há sempre um risco. Porém, ao contrário dos nossos longínquos antepassados, que só se preocupavam em ter abrigo, comida e se livrar de predadores, nosso mundo atual traz uma lista bem longa de perigos. Alguns exemplos são: perda de status, de emprego, amizades, poder econômico…

A ansiedade aparece por motivos diversos e é diferente para cada um. Às vezes, situações que causam ansiedade ansiedade para uma pessoa não causam para outra. A ansiedade pode chegar a um nível incontrolável, gerando um estado de alerta eterno (considerando tanto perigos reais quanto imaginários), e muitas vezes aparece sob a forma de ataques de pânico, fobias e somatizações. Além disso, a ansiedade pode provocar depressão em pessoas com predisposição à doença.

Apesar da ansiedade ter todo esse lado negativo, ela também pode ser positiva. É a ela que nos estimula a fazer o que queremos. A ansiedade, em um nível saudável, aprimora a atenção, a concentração e a memória. Ela nos ajuda a focar em situações que estamos vivendo e nos ajuda a resolver problemas.

Logo, uma pequena dose de ansiedade é essencial para o dia-a-dia. O problema é quando ela foge do controle e começa a nos atrapalhar. É como diz o velho ditado: “A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem”.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s